Flor de Lótus

Histórias, frases e pensamentos.

Nome:
Local: Brazil

segunda-feira, novembro 27, 2006

Direto à liberdade


Um homem veio ao grande professor Bahaudin e pediu ajuda para seus problemas e orientação no caminho da Doutrina.
Bahaudin lhe disse para abandonar os estudos espirituais e retirar-se de sua corte imediatamente.

Um visitante de bom coração começou a argumentar com Bahaudin.
“Você terá uma demonstração”, disse o sábio.

Nesse momento um pássaro voou para dentro da sala, debatendo-se aqui e ali, sem saber para onde ir, a fim de escapar.
O Sufi esperou até que o pássaro pousasse perto da única janela aberta da sala e, de repente, bateu palmas.
Assustado, o pássaro voou pela abertura da janela, direto à liberdade.
Então Bahaudin disse:
“Para ele este som deve ter sido algo assim como um choque, até mesmo uma agressão, você não concorda?”
Osho - Antes que você morra

sexta-feira, novembro 24, 2006

Antes que você morra...

Aqui vai uma história.
Talvez seja difícil entende-la sem a explicação de Osho, mas serve para refletir.
E quem se interessar, pode me perguntar!


Havia em Bokhara um homem rico e generoso. Porque tinha uma alta posição na hierarquia invisível, era conhecido como o Presidente do Mundo.
Cada dia ele distribuía ouro a uma categoria de pessoas – os doentes, as viúvas, e assim por diante. Mas nada era dado àquele que abrisse a boca.
Nem todos podiam guardar silêncio.
Um dia era a vez dos advogados receberem sua parte da subvenção. Um deles não se conteve e fez o pedido mais completo possível.
Nada lhe foi cedido.
Mas esse não foi o fim de seus esforços. No dia seguinte, os inválidos estavam sendo ajudados, assim ele fingiu que suas pernas haviam se quebrado.
Mas o Presidente o conhecia e ele nada obteve.
Tentou outra vez, até mesmo disfarçando-se de mulher, mas sem resultado.
Finalmente, o advogado encontrou um coveiro e lhe pediu que o embrulhasse em uma mortalha. “Quando o Presidente passar”, disse o advogado, “talvez ele presuma que seja um cadáver e jogue algum dinheiro para meu funeral – e eu lhe darei uma parte”.
E assim foi feito. Uma peça de ouro caiu da mão do Presidente sobre a mortalha. O advogado a apanhou logo, com medo de que o coveiro a pegasse primeiro.
Então ele disse ao seu benfeitor: “Você me negou sua subvenção – veja como a consegui!”.
“Você nada pode obter de mim”, replicou o homem generoso, “antes que você morra”.
Tirado do Livro "Antes que Você Morra" de Osho

quinta-feira, novembro 23, 2006

Flor de Lótus




A flor de Lótus é venerada na Índia e no Japão, e Oráculo disse que essa era a flor símbolo da espiritualidade; a mais admirada de todas, do "lado de lá", por suas qualidades. A semente de Lótus pode, por exemplo, ficar mais 5.000 anos sem água, somente esperando a condição ideal de umidade pra germinar. Ela nasce na lama e só se abre quando atinge a superfície, onde só então mostra suas luminosas e imaculadas pétalas, que são autolimpantes, isto é, têm a propriedade de repelir microrganismos e poeiras. É também a única planta que regula seu calor interno, mantendo-o por volta de 35º, a mesma temperatura do corpo humano. O botão da flor tem a forma de um coração, e suas pétalas não caem quando a flor morre, apenas secam. Assim, para os Chineses, o passado, o presente e o futuro estão simbolizados, respectivamente, pela flor seca, pela flor aberta e pela semente que irá germinar.

Nas gravuras indianas, deuses costumam aparecer em pé ou sentado sobre a flor. Isto ocorre com as representações do deus elefante (Ganesha), Lakshmi — a deusa da prosperidade — e Shiva, O destruidor. Krishna têm a seus pés algumas flores de Lótus, que são chamados pada-kamala (pés-de-Lótus). A tradição budista nos relata que quando Siddhartha (que mais tarde se tornaria o Buda) tocou o solo e fez seus primeiros sete passos, sete flores de lótus cresceram. Representa, assim, que cada passo do Bodhisattva é um ato de expansão espiritual. Tanto que o conhecimento espiritual supremo é comparado ao florescimento do Lótus de mil pétalas no topo da cabeça, como é chamada a expansão do chakra coronário, e seria o equivalente à auréola dos santos da Igreja Católica.

Referência: A sagrada flor de Lótus;A lenda da flor de Lótus;A mente oculta das plantas.

quarta-feira, novembro 15, 2006

Introdução


Primeiramente gostaria de dizer que todos estão convidados e bem-vindos neste blogg, tanto para ler, quanto para comentar!
Aqui irei expor algumas idéias, pensamentos, histórias e pedaços de livros que eu gosto, respeito e acho muito válido compartilhar com todos.
Espero que gostem do blogg!!
Boa leitura!