Flor de Lótus

Histórias, frases e pensamentos.

Nome:
Local: Brazil

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Nada a perdoar



A crença de que os outros não deveriam nos ter tratado como o fizeram é, obviamente, um erro.


Em vez de ficarmos com raiva da forma como fomos tratados, precisamos aprender a ver tal tratamento de outra perspectiva. Eles fizeram o que sabiam fazer, dadas as condições de suas vidas.


Aprender a perdoar envolve aprender a corrigir as más interpretações que criamos com nossa própria visão das coisas.


Quando compreendermos que somos nós que fazemos acontecer tudo que ocorre em nossa existência, então estaremos numa posição de saber que até fazemos os outros acontecerem em nossas vidas para termos a quem culpar.


Quando tivermos nossos pensamentos claros, chegará ao ponto em que não será mais necessário praticar o perdão. Teremos percebido que a vida é uma série de acontecimentos que criamos ou atraimos para nós mesmos.


Assim, perceberemos que não há nada a perdoar, porque não há nada a julgar e ninguém para culpar.


(autor desconhecido)

terça-feira, dezembro 04, 2007

Vida


Vida é insegurança.


É um jogo.


Se tudo fosse como você gostaria que fosse, e se tudo fosse certo de acontecer, você não seria um homem, você seria uma máquina.

Somente para as máquinas tudo é certo e seguro. O homem vivem em liberdade. A liberdade precisa de insegurança e incerteza. Um homem de verdadeira inteligência sempre hesita, porque ele não tem nenhum dogma no qual se arrimar, se apoiar. Ele tem de olhar e responder.


Lao Tzu diz: Eu hesito e ando alerta na vida, porque não sei o que irá acontecer. E eu não tenho nenhum princípio a seguir. Tenho de decidir a cada momento. Nunca desisto de antemão. Tenho de decidir quando o momento chega.


Então é preciso estar pronto para responder. É isso que é responsabilidade.

Responsabilidade não é nenhuma obrigação, não é um dever - é uma capacidade para responder. Um homem que quer saber o que é a vida tem de ser alguém capaz de responder.

Isso está faltando. Séculos de condicionamento deixaram-no mais parecido com uma máquina.


Você perdeu a sua humanidade, você barganhou em troca de segurança. Você tem segurança e conforto e tudo foi planejado pelos outros. E eles colocaram tudo no mapa, eles mediram tudo.


Isso é uma absoluta tolice, porque a vida não pode ser medida, ela é imensurável.


E nenhum mapa é possível porque a vida é um fluxo constante. Tudo está sempre mudando. Nada é permanente, exceto a mudança.


Heráclito diz: "Não se pode pisar duas vezes no mesmo rio". Os caminhos da vida são muito tortuosos. Os caminhos da vida não são como os trilhos de uma estrada de ferro. Não, ela não corre em trilhos.

E essa é a beleza da vida, a sua glória, a sua poesia, a sua música - ela é sempre uma surpresa. Se você estiver pensando em segurança, certeza, seus olhos se tornaram fechados. E você se surpreenderá cada vez menos e você perderá a capacidade de se maravilhar. Uma vez perdida a capacidade de se maravilhar, você terá perdido a religião. Religião é a receptividade para o misterioso que nos circunda.


Não busque segurança, não busque conselhos sobre como viver a sua vida. A vida é tão preciosa! Viva-a!
Você cometerá erros.
Apenas lembre-se de uma coisa: Não cometa o mesmo erro repetidamente. Basta isso. Se você puder cometer um novo erro a cada dia, cometa-o. Mas não repita os erros, isso é tolice.
Um homem pode encontrar novos erros para cometer estará crescendo continuamente, esse é o único meio de aprender, esse é o único meio de você chegar à sua própria luz interior.


Osho - Vida, Amor e Riso